gurudeva
A misericórdia de Sri Guru
8 de fevereiro de 2016
Posts-Braja-marco
O espaço e o tempo sagrados de todo buscador
16 de fevereiro de 2016

A forma ou a essência?

3-Posts-Braja-01

Somos escravos da verdade. Somos pedintes diante da pura correnteza — a correnteza sempre fresca — da verdade, que não para de fluir. Formalidades não nos encantam. Prostrarei minha cabeça onde quer que depare com o rio de néctar vindo em minha direção. Quem se der conta de que a Verdade Absoluta dele Se aproxima oriunda do plano superior pensará assim: “Preciso me entregar a Ela”.

3-Posts-Braja-01

Mahaprabhu [o Avatara Dourado] diz a Ramananda Raya: “Kiba vipra, kiba nyasi, sudra kene noy, jei krishna-tattva vetta sei guru hoy — onde quer que apareça a verdade, onde quer que venha dar o néctar do êxtase divino, ali hei de me curvar como um escravo. Esse é o meu maior interesse”. Não importa tanto a forma que ela vai assumir — a forma tem o seu valor, mas, havendo algum conflito, deveremos valorizar mais o espírito interno de certo elemento do que sua cobertura externa.

Caso contrário, se o espírito ficar abafado e o vínculo com o corpo sobressair, nossa suposta vida espiritual acabará virando pura imitação. Se temos presente a substância verdadeira da consciência de Krishna, o tesouro verdadeiro que nosso mestre espiritual nos proporciona, aí, sim, nossa vida espiritual se afasta do risco do “imitacionismo”.

Precisamos estar atentos o suficiente para conseguirmos identificar o conselho de nosso guru sendo veiculado por outrem. Quem estiver desperto perceberá: “Eis o conselho de meu guru transmitido por essa pessoa. De alguma maneira, isso aconteceu. Como, eu não sei, mas posso observar nessa pessoa as características de meu guru, o modo de ele se portar e tratar os demais”.

Tão logo aprendamos a reconhecer algo pelo seu valor intrínseco, não teremos como desprezá-lo uma vez que o encontremos.

Shrila Bhakti Rakshak Shridhara Goswami Maharaja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *