Posts-Braja-retorno
6 anos de Braja
6 de fevereiro de 2016
3-Posts-Braja-01
A forma ou a essência?
10 de fevereiro de 2016

A misericórdia de Sri Guru

gurudeva

gurudevayasya prasādād bhagavat-prasādo
yasyāprasādān na gatiḥ kuto ’pi
dhyāyaṁ stuvaṁs tasya yaśas tri-sandhyaṁ
vande guroḥ śrī-caraṇāravindam (8)

“Apenas pela misericórdia de Śrī Guru pode alguém receber a misericórdia de Kṛṣṇa. Sem a graça de Śrī Guru, não há a menor perspectiva de evolução e salvação para os seres vivos. Meditando três vezes por dia nas glórias de Śrī Guru e oferecendo-lhe stava-stuti, oro a seus pés de lótus”.

A misericórdia de Śrī Guru é a misericórdia de Kṛṣṇa. Não há diferença entre uma e outra.  Kṛṣṇa é misericordioso, Śrī Guru é misericordioso. Porém, toda a misericórdia de Kṛṣṇa concentra-se no corpo de Śrī Guru. Logo, ele é mais misericordioso que Kṛṣṇa. Ele pode vir até nós, dar-nos aulas, amar-nos e salvar-nos. Kṛṣṇa não faz isso – para tal, Ele nos envia Śrī Guru. A misericórdia de Kṛṣṇa está no fato de Ele nos enviar um guru qualificadíssimo. Na verdade, o guru é a misericórdia de Kṛṣṇa. A misericórdia de Kṛṣṇa não é independente – ela depende da misericórdia de Śrī Guru e dos vaiṣṇavas. Compreendem? Não só Śrī Guru mas também todos os vaiṣṇavasrūpānuga-vaiṣṇavas são gurus. Todos eles têm a capacidade de tomar a misericórdia de Kṛṣṇa e controlá-la. E é por esse controle que eles conseguem transferir a misericórdia de Kṛṣṇa aos outros.

Kṛṣṇa não tem como fazer isso. Ele dota Śrī Guru de poder para fazê-lo. A misericórdia de Kṛṣṇa depende da misericórdia de Śrī Guru e dos vaiṣṇavas. Se por vezes Kṛṣṇa fica triste ou zangado, e por isso para de nos lançar Sua misericórdia, Śrī Guru tem o poder de orar a Ele de modo que possamos obter a misericórdia dEle. Por outro lado, se Śrī Guru fica triste, não há nada que Kṛṣṇa possa fazer a respeito.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Palestra em um centro de meditação na Alemanha

3 de dezembro de 2000

1 Comentário

  1. Krsna Mantra Das disse:

    Jay Srila Gurudeva! Jay Braja Editora!
    Hare Krsna !…ddvts pra na mas!
    Somos gratos a Braja (Mahakala prabhuji e todos os devotos que tornam possível a distribuição dos livros néctarios de Srila Gurudeva ). .seja ajudando na tradução, seja comprando os livros ou doando para esse serviço importante continue para sempre para a satisfação de Srila Gurudeva e todos Vaishnavas do parampara até Sriman Gouranga Mahaprabhu. Já Srila Gurudeva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *