Sri Guru
17 de agosto de 2015
Posts-Braja-gratidao-01
Muito obrigado!
15 de setembro de 2015

Bhakti-Yoga

Para entendermos o significado de bhakti, em primeiro lugar, devemos saber que a alma e a Superalma existem eternamente. Ao passo que Krishna, a Superalma, é singular e eterno, as almas individuais são inúmeras e também eternas. Duas almas puras (ou seja, a alma individual e a Alma Suprema, Krishna) só podem se encontrar por intermédio do amor e da afeição. Neste caso, amor e afeição chamam-se bhakti-yoga.

Muitas são as categorias de prema, ou amor e afeição transcendentais. As almas liberadas servem a Krishna eternamente no reino puro e transcendental de Vaikuntha, onde fica a morada suprema de Krishna, chamada Goloka Vrindavana. Lá elas O servem, embaladas pelos humores mais perfeitos de amor e afeição transcendentais.

Já as almas condicionadas estão presas à matéria e encobertas por maya, ou ilusão. São qualificadas apenas para servir a corpos feitos de matéria, e não de espírito. As almas condicionadas vivem infelizes por estarem sofrendo no ciclo de nascimentos e mortes. Como poderão alcançar a etapa eterna e transcendental? Precisarão praticar bhakti-yoga desde a etapa inicial, a fé, e evoluir, progressiva e regularmente, pelas etapas de firmeza, gosto, apego e êxtase transcendentais. Este é o processo.

 

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *